×

Final da Copa Intercontinental define artilheiro do Brasil em 2025

De Arrascaeta fala sobre a derrota do Flamengo nos pênaltis para o PSG (foto: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, o Flamengo perdeu nas penalidades por 2 a 1 e amargou o vice-campeonato da Copa Intercontinental – em uma noite de brilho do goleiro Safonov.

Para além de definir a continuidade do jejum dos brasileiros no torneio (o último a vencer foi o Corinthians, em 2012, sobre o Chelsea), a partida também definiu a artilharia futebol brasileiro em 2025.

Entenda o motivo de Flamengo x PSG ter definido a artilharia do Brasil

Até o momento, dois jogadores de equipes cariocas disputavam a artilharia do Brasil em 2025: o atacante Pablo Vegetti, do Vasco, com 27 gols; e o meia De Arrascaeta, do Flamengo, com 25.

Para assumir a dianteira na disputa, o uruguaio precisava ter feito a proeza de anotar um hat-trick frente ao campeão europeu, façanha que não aconteceu.

Com isto, Vegetti, único dentre os três maiores marcadores do país neste ano (Arrascaeta e Kaio Jorge vêm na sequência) que ainda jogará nesta temporada – nos dois confrontos da final da Copa do Brasil, contra o Corinthians – agora tem caminho livre rumo ao feito e, muito provavelmente, se sagrará artilheiro da nação em 2025.

‘Milagre’ pode tirar a artilharia de Vegetti

O Pirata já é virtualmente artilheiro do Brasil em 2025. No entanto, um “milagre” nos jogos da final da Copa do Brasil podem tirar a honraria do argentino.

Isto pois os atacantes Rayan, do Vasco, e Yuri Alberto, do Corinthians, podem ultrapassar Vegetti caso façam seis e dez gols, respectivamente, e o argentino não balance as redes.

A joia vascaíno soma 22 gols em 65 jogos, enquanto o camisa 9 dos paulistas tem 18 tentos em 56 partidas.

Como ficou a artilharia no Brasileirão?

No Brasileirão, Kaio Jorge levou a melhor. O camisa 19 “fez o K” em 21 oportunidades e se tornou o segundo jogador do Cruzeiro na história a ser artilheiro do certame nacional.

Arrasca fez 18 gols e foi o segundo colocado, enquanto Vegetti, com 14, correu por fora na disputa.

Artilharia do Brasileirão

  • 1) Kaio Jorge, com 21 gols (Cruzeiro)
  • 2) De Arrascaeta, com 18 gols (Flamengo)
  • 3) Vitor Roque, com 16 gols (Palmeiras)
  • 4) Rayan Rocha, com 14 gols (Vasco)
  • 4) Pablo Vegetti, com 14 gols (Vasco)

Como os ‘líderes’ chegaram ao topo na temporada?

Vegetti (27 gols em 63 jogos)

Vegetti abriu vantagem após performar bem em diversas competições.

Além dos 14 gols na Série A e de um na Copa do Brasil, o argentino do Vasco marcou seis no Campeonato Carioca e cinco na Copa Sul-Americana.

Contudo, a reta final de ano não vinha sendo boa para Vegetti. O argentino contabilizou apenas dois gols nos últimos 17 jogos e perdeu a titularidade para o jovem Rayan, de 19 anos, que vive grande fase e também chegou a 22 gols na temporada.

A fase negativa, no entanto, não impediu que o Pirata fosse decisivo para os vascaínos na Copa do Brasil: o gol nos acréscimos da segunda etapa da ida da semifinal do torneio foi determinante para que o clube carioca chegasse á final do certame.

Vegetti comemora gol pelo Vasco contra o Melgar - (foto: MAURO PIMENTEL/AFP)
Vegetti comemora gol pelo Vasco(foto: MAURO PIMENTEL/AFP)

Kaio Jorge (26 gols em 47 jogos)

O início da temporada de Kaio não foi goleador em razão de uma lesão muscular na coxa direita. Ele jogou apenas duas partidas no estadual, contexto que impactou suas estatísticas na temporada.

KJ passou em branco no Campeonato Mineiro e na Copa Sul-Americana. Do início do Brasileirão em diante, o atacante deslanchou: 26 gols e 44 jogos pelo Cruzeiro, uma partida pela Seleção Brasileira, artilharia da Série A e protagonismo nos bons resultados do clube no ano.

Kaio Jorge, centroavante do Cruzeiro - (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Kaio Jorge, atacante do Cruzeiro, já fez o “K” em 20 oportunidades neste ano(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)

Arrascaeta (25 gols em 64 jogos)

Destaque absoluto no Flamengo em 2025, o uruguaio foi determinante em todas as conquistas neste ano: estadual, Campeonato Brasileiro e Libertadores.

Foram 18 gols no Brasileiro, dois na Libertadores, um na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, dois na Copa Intercontinental e dois no Campeonato Carioca.

 - (foto: Foto: Reprodução)
Arrascaeta foi o destaque do Rubro-Negro no ano(foto: Foto: Reprodução)

Lista de artilheiros do Brasil

Elaborada pelo site OGol, a lista de artilheiros do futebol brasileiro engloba jogadores de 48 competições, entre as quais as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copas Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa S

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário