×

Matheus Cunha compara Manchester United a time do Brasileirão e brinca com maior sonho para 2026: ‘Você já respondeu a pergunta’

Copiar link

Matheus Cunha tem mais dois jogos pela frente para fechar o ano com o Manchester United. Nesta sexta-feira (26), às 17h (de Brasília), o time de Ruben Amorim enfrenta o Newcastle, em Old Trafford, pela 17ª rodada da Premier League, com transmissão pela ESPN no Plano Premium do Disney+.

Em entrevista exclusiva à ESPN, Matheus Cunha destacou os pontos altos do seu 2025, fez projeções para 2026 e incluiu o Coritiba, time que o revelou no futebol brasileiro, ao lado do Manchester United na conversa.

“Eu carrego muito carinho pelo Coxa. Eu acho que minha adolescência foi toda lá, então não tem como não lembrar” disse.

“Acompanhei (o retorno à Série A do Brasileirão). Acho que assim como a gente quer colocar o Manchester United de volta onde ele sempre pôde estar, acho que é assim com o Coritiba. Os meninos fizeram um excelente trabalho, ganharam, foram campeões da Série B, e acho que é onde o clube merece estar, na Série A, brigando por títulos, conquistando o que aquela torcida merece bastante”, completou o atacante.

Se no Brasil o Coritiba busca se reerguer após retornar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, na Inglaterra, o Manchester United segue na tentativa de se reencontrar com os “dias de glória”.

“Eu acho que a nossa mentalidade essa temporada, de fazer tudo o que pudermos para trazer o United aos dias de glória que teve, é o mais impactante para mim. Como a gente está trabalhando, como a gente tem se sacrificado ao máximo para que isso volte a acontecer”, destacou Cunha ao ser questionado sobre a principal diferença que sente no time de Manchester.

O United não conquista a Premier League desde a temporada de 2012/13 e a Champions League desde 2007/08. Neste período, Matheus Cunha foi formado no Coritiba, em 2017, passou por RB Leipzig e Hertha Berlin, na Alemanha, Atlético de Madrid, na Espanha, e se estabeleceu no Wolverhampton.

Anunciado pelo United para em junho deste ano, Matheus Cunha soma 2 gols e 1 assistência em 14 jogos disputados. Comandado por Ruben Amorim e tendo Casemiro como exemplo máximo, o atacante de 26 anos relata como é o dia dia com o treinador português e o volante brasileiro.

“Uma coisa que a gente é parecido é que somos muito emotivos, tanto eu, quanto ele (Ruben Amorim), principalmente quando se trata de ganhar jogos, de ter essa mentalidade. Eu tenho aprendido bastante com ele no dia a dia, é um grande treinador. Espero que ele consiga o caminho tão vitorioso que ele já teve em outros lugares, como no Sporting”.

“Ele (Casemiro) é uma pessoa incrível, tem me ajudado bastante. Já está no clube há um tempo, tem essa mentalidade vencedora que tem, o tanto que ele já venceu. Temos, sim ou sim, que ter isso como exemplo. Acho que tudo que eu posso extrair como aprendizado e trazer para mim, para ter uma carreira tão bonita quanto a dele, sem dúvida nenhuma eu faço o possível para aprender”.

Após 2025 ‘nota 9’, Matheus Cunha quer 2026 ‘nota 10’ com maior sonho realizado

O 2025 de Matheus Cunha foi de realizações: “Meus maiores sonhos. Tive a filha menina que eu sempre quis, sempre quis um casal, vim para o clube que eu sempre quis jogar e fazendo parte da seleção brasileira, que é o meu maior sonho dentro do futebol”.

Apesar disso, o atacante dá “nota 9” para o seu ano: “O 9 é só pra deixar aquela pulguinha na cabeça de continuar querendo mais, mas muito perto do 10. Um 9.9 tá bom também (risos)”.

Ao ser questionado se a Copa do Mundo e possíveis decisões com o United estariam entre os pedidos para 2026, Matheus explica onde está a “margem de melhora” para a nota 10.

“Tu já respondeu a pergunta (risos). Além de saúde, todas essas coisas que a gente pede como particular, para a família, sem dúvida os meus pedidos vão ser baseados na minha profissão, dentro de estar no clube que eu sempre quis. Não só estar aqui, mas ser vitorioso”, disse.

“E como o sonho de qualquer atleta, o meu não é diferente, o maior de todos é estar na Copa do Mundo. Sem dúvida nenhuma vai ser alguma coisa que, se Deus quiser, fazer o possível para conseguir ganhar coisas com o United, colocar o United onde a gente quer colocar, e virar a chavinha para buscar aquilo que a gente mais tem como sonho, que é ser campeão do Mundo”, completou.

“Com aquele negócio (Copa do Mundo) vai ser 10, não tem como (risos)”.

Manchester United traz ‘reconhecimento’

Se for convocado por Carlo Ancelotti, Matheus Cunha chegará à Copa com a confiança de sempre, mas com mais “reconhecimento” por parte do público brasileiro.

“Acho que você sente essa confiança quanto mais joga, mais se sente bem. Já no Wolves me sentia assim. Isso é automático. Mas, sem dúvida nenhuma, eu acho que (tenho mais) esse reconhecimento, principalmente do povo brasileiro”, explicou.

“Eu saí muito novo, pouco visto pela mídia, pelo pessoal do Brasil. Hoje, no United, um clube que impacta tanto no Brasil e no mundo, acho que eles têm esse apego e carinho maior em assistir aos jogos do Manchester, e automaticamente vão me assistir jogar e ter uma outra visão do que é o Matheus”, completou.

Um jogador que sonha em enfrentar na Copa? ‘Messi’

Em um rápido pergunta e resposta durante a entrevista, Matheus Cunha, que queria ser Ronaldinho Gaúcho quando criança, afirmou que sonha em enfrentar Lionel Messi na Copa.

“Sonho em jogar um Brasil e Argentina na Copa do Mundo, e o Brasil sair vencedor”, respondeu. E o Cristiano Ronaldo, já enfrentou alguma vez? “Não, nunca, mas eu sonharia pelo Brasil ser contra a Argentina (risos)”.

O Brasil pode enfrentar a Argentina na semifinal da próxima Copa, mas dependente de uma sequência de resultados – entenda.

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário