relembre momentos históricos do Globo de Ouro
O Globo de Ouro 2026 acontece neste domingo (11), com a promessa de fortes emoções para o público brasileiro que está na torcida por “O agente secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho indicado em duas categorias.
- Ao NYT, Wagner Moura diz que negou papéis lucrativos em Hollywood: ‘Estou com quase 50, então fo***’; leia entrevista completa
- Wagner Moura, Alice Carvalho, Kleber Mendonça Filho e mais: saiba quem estará na mesa de ‘O agente secreto’ no Globo de Ouro
Criado em 1944 pela extinta Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, o Globo de Ouro é uma das mais tradicionais premiações do cinema mundial. Ao longo de seus 83 anos, o evento foi palco de momentos históricos, como prêmios marcantes, discursos polêmicos e, é claro, muitas gafes.
Relembre nove momentos históricos do Globo de Ouro:
E é claro que nossa lista não poderia começar de outro jeito. A vitória de Fernanda Torres em 2025 foi nada menos que histórica. A brasileira desbancou Angelina Jolie, Pamela Anderson, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet para receber das mãos de Viola Davis sua estatueta. A cena foi marcante desde seu início, com Selton Mello gritando no ouvido da colega de elenco após ver sua vitória.
26 anos antes de Fernanda Torres subir ao palco de Globo de Ouro, sua mãe, Fernanda Montenegro, já havia feito o mesmo. A veterana foi a responsável pelo discurso de agradecimento da vitória de “Central do Brasil” na disputa de melhor filme estrangeiro, após anúncio realizado pela atriz Annette Bening.
Vencedora do prêmio Cecil B. DeMille em 2013, Jodie Foster fez um discurso histórico, tocando em vários temas, desde o etarismo em Hollywood e a vontade que muitas vezes teve de desistir. Ela também aproveitou para “sair do armário” de forma bem criativa, sem grandes revelações, apenas ironizando a importância que a indústria dá para grandes confissões. “Já que estou sentido com vontade de confessar, sinto a necessidade de revelar algo que nunca disse em público antes. É uma declaração que me deixa um pouco nervosa, mas menos do que minha assessora de imprensa neste momento. Então, vou revelar, em alto e bom som, vou precisar do apoio de vocês, mas eu estou… solteira”, disse a atriz arrancando risos do público. E ela completou: “Espero que não estejam esperando um grande discurso saindo do armário, porque já saí do armário há mil anos.”
Elizabeth Taylor briga com envelope
A lendária atriz Elizabeth Taylor subiu ao palco do Globo de Ouro 2001 para anunciar o vencedor na categoria de melhor filme drama. Acontece que a atriz, talvez confusa ou embriagada, ficou sem saber o que fazer na hora. Ao invés de anunciar os indicados, ela começou por abrir o envelope, causando apreensão na plateia e no produtor Dick Clark, que entrou no palco para salvar a atriz. Ela corrigiu o rumo e anunciou a vitória de “Gladiador”.
Emma Thompson alcoolizada
A cerimônia do Globo de Ouro sempre rende momentos divertidos por servir bebidas para os convidados. E alguns aproveitam da festa. Foi o caso de Emma Thompson em 2014. A atriz subiu ao palco para anunciar a categoria de melhor roteiro segurando os sapatos em uma mãe e a taça de martini na outra.
Homenageada com o prêmio Cecil B. DeMille em 2018, a apresentadora Oprah Winfrey aproveitou o microfone para enaltecer o movimento #MeToo, que jogou luz sobre acusações de assédio sexual em Hollywood. “Por muito tempo, as mulheres não foram ouvidas ou levadas a série quando ousaram dizer a verdade sobre desses homens. Mas o tempo deles acabou. Quero que todas as meninas que estão assistindo aqui e agora saibam que um novo dia está chegando”, afirmou.
Oliver Stone retirado do palco
Em 1979, Oliver Stone fez discurso contra a política anti-drogas dos Estados Unidos no agradecimento de seu discurso, após a vitória na categoria de melhor roteiro por “O expresso da meia-noite”. Apresentador da cerimônia, Chevy Chase chegou a interromper a fala e dizer, “diga ‘obrigado’ e saia do palco”, mas o diretor continuou. Sob vaias, ele acabou retirado do palco por seguranças. Não há cenas do momento.
Tina Fey alfineta Clooney
Na cerimônia de 2015, a atriz e roteirista Tina Fey alfinetou o prêmio “pelo conjunto da obra” recebido por George Clooney. “George Clooney se casou com Amal Alamuddin este ano. Amal é uma advogada de direitos humanos que trabalhou no caso Enron, assessora de Kofi Annan para assuntos da Síria e nomeada para uma comissão de três pessoas que investiga violações das regras da guerra na Faixa de Gaza. Então, esta noite, o marido dela receberá um prêmio por sua trajetória profissional”, ironizou a comediante, que apresentou o Globo de Ouro ao lado de Amy Poehler em três oportunidades.
Natalie Portman não mede palavras
Em 2018, Natalie Portman subiu ao palco ao lado de Ron Howard para apresentar a categoria de melhor direção, e aproveitou para alfinetar o fato de que nenhuma diretora competia no ano. “E aqui vão todos os homens indicados”, disse a atriz.



Publicar comentário