Agenda do dia: Ata do Copom e IPCA são destaque | Finanças
A ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) e o IPCA de outubro são aguardados com ansiedade pelos mercados, na tentativa de calibrar as apostas sobre o início do ciclo de flexibilização monetária.
Veja os destaques da agenda desta terça-feira:
FGV divulga IPC-S Capitais da primeira quadrissemana de novembro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) para sete capitais brasileiras na primeira quadrissemana de novembro.
FGV divulga IGP-M do primeiro decêndio de novembro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa, às 8h, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) do primeiro decêndio de novembro. O IGP-M recuou 0,37% na primeira prévia de outubro. Na primeira prévia de setembro, o indicador havia avançado 0,32%. Com a queda, o IGP-M acumula baixa de 1,31% no ano e avanço de 0,91% em 12 meses.
BC divulga ata do Copom – O Banco Central divulga, às 8h, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), encerrada na quarta-feira passada, que manteve a taxa Selic em 15% ao ano.
IBGE divulga IPCA de outubro – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro. A mediana das 28 projeções coletadas pelo Valor Data para o IPCA do mês passado ficou em 0,14%, após avanço de 0,48% em setembro. As estimativas variam entre alta de 0,10% e 0,21%. Para o resultado em 12 meses, o ponto médio das projeções aponta alta de 4,74%, também desacelerando em relação aos 5,17% registrados em setembro. Neste caso, as estimativas tinham piso em 4,69% e teto em 4,81%.
IBGE comunica INPC de outubro – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunica, às 9h, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de outubro. O INPC registrou alta de 0,52% em setembro. No ano, o acumulado é de 3,62% e, nos últimos 12 meses, de 5,10%.
IBGE apresenta Sinapi de outubro – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta, às 9h, o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) de outubro. Em setembro, o Sinapi variou 0,50%. A taxa é 0,29 ponto percentual (p.p) abaixo da registrada em agosto, que foi 0,79%. O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 5,58%.
IBGE apresenta pesquisa industrial regional de setembro – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta, às 9h, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional de setembro. Com a variação de 0,8% na produção industrial em agosto de 2025, na série com ajuste sazonal, 9 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE acompanharam esse movimento positivo. A média móvel trimestral mostrou variação positiva de 0,3% no trimestre encerrado em agosto de 2025 frente ao nível do mês anterior. Frente a agosto de 2024, o setor industrial recuou 0,7%. Houve quedas em 9 dos 18 locais pesquisados.
Tesouro realiza leilão tradicional de LFT e NTN-B – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). As LFT vencem em 1º de setembro de 2028 e 1º de dezembro de 2031. As NTN-B, em 15 de agosto de 2028, 15 de agosto de 2032 e 15 de maio de 2045. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na quarta-feira.
Mercados de Treasuries não operam em razão de feriado – Os mercados de Treasuries estarão fechados nos Estados Unidos em razão do feriado do Dia do Veterano.
ADP informa pesquisa de empregos privados dos EUA – A ADP informa, às 10h15 (de Brasília), sua pesquisa de criação de empregos no setor privado dos EUA nas quatro semanas encerradas em 10 de novembro. A leitura anterior foi de criação de 14,25 mil vagas de trabalho. Sem estimativas.
Lula despacha com ministros – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha do Palácio da Alvorada. Às 9h, com o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola; às 10h, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa; às 14h40 com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcelo Weick; às 15h com o ministro da Educação, Camilo Santana, e, às 16h, com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Senado vota projeto para combater crimes sexuais contra vulneráveis – O Plenário do Senado vota, às 14h, o projeto de lei (PL) 2.810/2025, que aumenta as penas de crimes sexuais contra vulneráveis e obriga o condenado a usar tornozeleira eletrônica em saídas autorizadas do presídio. A sessão tem outros dois itens na pauta: o PL 3.898/2023, que prevê a atuação do serviço social em hospitais públicos para orientar os pacientes sobre direitos relacionados à Previdência Social, e o PL 2.880/2023, que cria uma estratégia específica para o atendimento a mulheres usuárias e dependentes de álcool no sistema de saúde.
Comissão mista vota MP do Brasil Soberano – A comissão mista responsável por analisar a medida provisória que institui o Plano Brasil Soberano (MP 1.309/25) realiza, às 15h, reunião para votação do relatório.
Comissão do Senado sabatina indicado ao ANTT – A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado realiza, às 9h, sabatina e votação da indicação do nome de Severino Medeiros Ramos Neto para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na vaga do atual diretor-geral, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio.
Câmara vota projetos sobre segurança pública e combate ao crime organizado – o Plenário da Câmara dos Deputados se reúne às 13h5 e pode votar o projeto de lei 5.582/25, do Executivo, que aumenta as penas pela participação em organização criminosa ou milícia, prevê apreensão prévia de bens do investigado em certas circunstâncias e aperfeiçoa o acesso a dados de investigados na internet. Outro projeto pautado é o PL 4503/25, que cria o crime de obstrução de Justiça de qualquer tipo de delito investigado. Também poderá ser votado o PL 4.333/25, que aumenta de 5 para 15 dias o tempo da prisão temporária e prevê mais dois casos de aplicação da prisão em flagrante. Já o PL 4.331/25 aumenta os recursos arrecadados com as bets destinados à área de segurança pública.
Primeira Turma do STF inicia julgamento do núcleo 3 da trama golpista – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, às 9h, o julgamento do núcleo 3 da trama golpista, composto por um policial federal e nove militares de elite do Exército, os chamados kids pretos. O julgamento começa com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, segue com a manifestação da PGR e com a sustentação das defesas.
Galípolo tem reunião com representantes da ABBC – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participará, às 14h30, em São Paulo, de uma audiência com representantes da Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Galípolo ainda tem reunião com representantes do Institute of International Finance (IIF) e grupo de investidores, às 15h30. De manhã, o presidente do BC se reúne o CEO da Simpar, Fernando Antonio Simões, e o vice-presidente, Denys Marc Ferre. Já às 18h45, Galípolo palestra para alunos do InFinance, organização estudantil de finanças do Insper, às 18h45.
Diretor do BC participa de live sobre os 5 anos do Pix – O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Renato Gomes, participa da LiveBC sobre os 5 anos do Pix às 13h45. Os diretores de Regulação, Gilneu Vivan, e o de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, e de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Paulo Picchetti, têm audiência com representantes do Bradesco às 15h. Logo depois, às 16h30, o diretor Vivan se encontra com o vice-chairman e chefe global de políticas públicas do Nubank, Roberto Campos Neto. Já às 17h30, o diretor se reúne com Tony Volpon, sócio da CF Inovação e José Carneiro, fundador do CF Inovação. Já Aquino ainda tem compromisso com representantes da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), às 16h30. Na Basileia (Suíça), a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta, Izabela Correa, participa de workshop promovido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) e pela Defensora Especial do Secretário-Geral para Finanças Inclusivas para o Desenvolvimento (UNSGSA). O diretor de Política Monetária, Nilton David, estará em Londres onde visita o Banco da Inglaterra (BoE) para tratar de assuntos institucionais. David ainda se reúne com investidores em audiência organizada pelo Citi. Os demais diretores têm previsão de despachos internos.
Mercadante participa de eventos da COP30 em Belém – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, estará em Belém (PA), onde, às 10h, participa do painel “ClimateScanner e Painel ClimaBrasil: uma avaliação inédita das Instituições de Controle sobre as ações climáticas governamentais”, a ser realizado no âmbito da COP30. Às 17h30, participa do lançamento da Ecora (empresa Certificadora de Créditos de Carbono para o Brasil), criada em parceria do BNDES com MMA e Instituições Financeiras.



Publicar comentário