×

primeiro dia de desfile do Grupo Especial reúne um time de estrelas

primeiro dia de desfile do Grupo Especial reúne um time de estrelas

O Camarote Quem O GLOBO deu o que falar na primeira noite de desfile das escolas de samba do Grupo Especial. Nomes como Ary Fontoura, Taís Araujo, Rodrigo Santoro, Fernando Fernandes, Sheron Menezzes e Jennifer Nascimento marcaram presença no dia em que passaram pela Avenida as escolas Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira. No intervalo entre uma agremiação e outra, o palco foi dominado por Wanessa Camargo, Arlindinho, Fabinho, PC Macabu e Cozinha Arrumada. E foi só o começo de uma festa que só termina no sábado que vem.

  • Estandarte de Ouro 2026: Unidos de Padre Miguel conquista prêmio de melhor escola da Série Ouro, e União do Parque Acari leva melhor samba-enredo
  • Programe-se: Quer saber quais são os blocos que ainda vão desfilar? Confira a ferramenta de blocos do GLOBO

O Camarote Quem O GLOBO 2026 conta com patrocínio máster da CEDAE, Grupo L’Oréal no Brasil e RTSC Holding , além do patrocínio de Maturatta Friboi e Petrobras Premmia. O RIOSUL Shopping é o shopping oficial e ponto de encontro, enquanto o Grand Hyatt, o hotel oficial. Brahma como a cerveja oficial. O camarote conta também com o apoio de AYA, BYD, VBET, TNT e Tanqueray e parceria com Granado e Chandon; e Rádio Globo como rádio oficial.

A atriz Taís Araujo desfilou no sábado pelo Império Serrano — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Um dia depois de desfilar com o Império Serrano no enredo que homenageia a escritora Conceição Evaristo, a atriz Taís Araujo foi curtir os desfiles do Grupo Especial no Camarote Quem O GLOBO. Apaixonada por carnaval, Taís disse que acompanha as agremiações até fora de época, estuda os enredos e memoriza cada samba.

— Eu amo a Mangueira, mas eu sou Tijuca. Eu sou sem vergonha com o carnaval, torço para a escola que for mais bonita, que mexer mais comigo. Quero muito ver o Tuiuti esse ano. Vou sentar e assistir cada detalhe — disse a atriz, esbanjando simpatia, e sem modéstia quanto a sua dedicação ao espetáculo. — Eu sou uma pessoa que estuda o samba, eu vejo os ensaios, decoro. Sei todos os sambas na ponta da língua.

Sobre o desfile no Império Serrano, a atriz falou da alegria de celebrar a escritora, que faz parte de sua formação como mulher negra:

— É muito louco você conviver com quem está te formando e ter consciência disso. Quando a gente é mais novo, convive com professores, mas não tem ideia do quanto essas pessoas são importantes para a gente. A Conceição é uma mulher que me forma com sua literatura e que está reescrevendo a história. É muito lindo viver na mesma época que ela, testemunhar a vida dela e poder celebrar a existência e as obras dela na Avenida.

Sheron Menezes com novo visual

A atriz Sheron Menezes no Camarote Quem O GLOBO — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo
A atriz Sheron Menezes no Camarote Quem O GLOBO — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Sheron Menezzes está de visual novo neste carnaval e escolheu o Camarote Quem O GLOBO para estrear a nova cor de cabelo em público. A atriz apareceu loira usando um vestido cheio de pedrarias.

— Precisava me reencontrar depois de tanto trabalho em função das minhas personagens, e achei que sair do moreno fosse dar um glow — comentou a atriz, que ainda desfilaria na Portela pelo 15º ano consecutivo. — Vou dar uma passeada aqui pelo camarote antes de ir para a Avenida. Sou portelense doente, e dá tempo de fazer tudo, de curtir o carnaval em várias frentes.

A atriz Jeniffer Nascimento no Camarote Quem O GLOBO — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo
A atriz Jeniffer Nascimento no Camarote Quem O GLOBO — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

A paulista Jeniffer Nascimento apostou no brilho e na força da amizade para curtir o carnaval carioca em grande estilo. Para compor o look com ombreiras marcantes e muito brilho, a atriz contou com um “empurrão fashion” de ninguém menos que a amiga Larissa Manoela, que emprestou peças de seu acervo pessoal.

— Quem tem uma amiga, tem tudo, né? Liguei para Lari e falei: ‘me ajuda, amiga’ — contou Jeniffer, aos risos.

Segundo ela, a resposta veio rápida: a atriz enviou as peças para que a amiga pudesse aproveitar a folia com personalidade e atitude.

No camarote, Jeniffer circulou ao lado de Taís Araujo e reforçou que veio à Marquês de Sapucaí com um objetivo: assistir ao desfile da Estação Primeira de Mangueira:

— Mesmo que o coração pulse por São Paulo, não deixo de apreciar a Mangueira.

Aos 32 anos, a atriz e cantora vive um momento especial na carreira. Jeniffer está no ar como protagonista da novela das 18h da TV Globo, “Êta Mundo Melhor!”, na qual interpreta Dita, uma cantora de rádio que busca o sucesso na cidade grande. Além disso, assinou contrato de longo prazo com a emissora e já é cotada para integrar o elenco da próxima novela das 21h, “Quem ama cuida”.

Jonhatan Azevedo no Camarote Quem O GLOBO — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Jonhatan Azevedo no Camarote Quem O GLOBO — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Jonathan Azevedo também marcou presença no Camarote Quem O GLOBO neste domingo.

— Já me sinto em casa aqui. Amo vir ao camarote — comentou o ator, antes de desfilar pela Portela por mais um ano. — O preto aqui vai espalhar seu molho pela avenida. Vou sambar e ‘rabiscar’!

Show que vai da sofrência ao pop

Wanessa Camargo foi uma das atrações musicais do Camarote Quem O GLOBO — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Wanessa Camargo foi uma das atrações musicais do Camarote Quem O GLOBO — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Entre um show e outro, Wanessa Camargo encontrou tempo para curtir o carnaval no Camarote Quem O GLOBO, onde também apresentou um pocket show especial para o público. Sem ensaio prévio, a cantora explicou que preferiu preservar a voz para a maratona de apresentações.

— A gente improvisou, não ensaiou nada. Foi chegando, tocando o que dava, e acabou sendo muito especial — contou.

O repertório passeou por diferentes estilos — da sofrência ao pop — e trouxe um clima descontraído, com direito até a músicas de Xuxa Meneghel. Fora do palco, Wanessa resumiu o ritmo da folia:

— Estou entre curtir um pouco e trabalhar. Não posso extravasar muito porque a voz tem que ficar boa.

A agenda, aliás, não para. Nesta segunda-feira, a artista faz m show no Museu de Arte Moderna do Rio, como parte de um festival, e disse que pretende manter o cuidado com a voz até subir ao palco.

— Amanhã vou ter que ficar mais quietinha para cantar. Se eu começo a falar alto, fico rouca mesmo — explicou.

Para a noite deste domingo, Wanessa apostou em um look repleto de brilho: um conjunto em que pedrarias cobriam a blusa e a saia, com o abadá transformado em novas peças.

— A gente usou partes da camiseta e transformou. Acho que o carnaval é isso, criatividade e liberdade — comentou.

Em conversa com O GLOBO, a cantora também relembrou a trajetória na Avenida e o significado de representar uma escola de samba.

— Todas as vezes em que desfilei fiz questão de ir à quadra antes, estar com a comunidade, conhecer a história. Eu acredito que existe um propósito em representar uma escola, não dá para fazer de qualquer jeito — afirmou.

Wanessa já desfilou por agremiações como a Beija-Flor de Nilópolis, a Imperatriz Leopoldinense, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Vai-Vai (de São Paulo), experiências que guarda com carinho e também com respeito pelo trabalho que a função exige:

— É um trabalho imenso. Eu tenho vontade, mas precisa de muito preparo. Não dá para chegar dois dias antes e fazer de qualquer jeito.

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário