×

Bailey destaca influência de Emery enquanto o Villa se prepara para defrontar o Leeds

Bailey destaca influência de Emery enquanto o Villa se prepara para defrontar o Leeds

Leon Bailey atribuiu a Unai Emery um papel decisivo por o ter ajudado a “voltar a aprender”, antes do duelo de sábado entre o Aston Villa e o Leeds United, na Premier League.

A equipa de Emery vai tentar reduzir a distância para o líder Arsenal e está também a apenas três pontos do segundo classificado, o Manchester City, quando receber os Whites.

E Bailey quererá deixar a sua marca, depois de ter regressado ao Villa Park em janeiro, após um curto e infrutífero empréstimo à Roma, caso tenha oportunidade de ser titular frente ao Leeds.

A sua primeira titularidade desde o regresso foi interrompida, já que foi substituído por Emiliano Martinez, depois de o guarda-redes Marco Bizot ter sido expulso na primeira parte, na derrota caseira do Villa por 3-1 diante do Newcastle United, na FA Cup.

Mas Bailey voltou a desfrutar do seu futebol sob as ordens de Emery, por quem tem grande consideração.

“Também senti muito a falta do treinador. Para mim, é o melhor treinador que já tive e acho-o incrível”, disse Bailey no podcast oficial do clube.

“Não só o treinador, como também a equipa técnica à sua volta. Todos eles têm um papel enorme. Ajudaram muito a minha carreira e estou grato por isso.

“Voltar a esse ambiente é incrível. Sinto que estou a voltar a aprender. Sinto que estou numa boa fase.”

Bailey saiu do banco quatro vezes na Premier League desde o regresso da Roma, com um canto seu a criar a jogada que culminou no autogolo tardio de Jack Hinshelwood, na vitória por 1-0 sobre o Brighton, no último jogo.

O Leeds vai, no entanto, deslocar-se ao Villa Park cheio de confiança, depois de ter conseguido um impressionante empate 2-2, com reviravolta, no terreno do Chelsea, na última partida do campeonato.

A equipa de Daniel Farke seguiu esse resultado com uma vitória nos penáltis, sofrida, sobre o Birmingham City, na quarta eliminatória da FA Cup, somando assim três jogos sem perder em todas as competições desde o triunfo por 3-1 frente ao Nottingham Forest, a 6 de fevereiro.

E o treinador do Leeds estará desesperado por prolongar essa série para aproximar a equipa do objetivo de se manter, com o Leeds no 15.º lugar e seis pontos acima da zona de despromoção antes da jornada do fim de semana.

JOGADORES A SEGUIR

Aston Villa – Morgan Rogers

Rogers marcou os dois golos na vitória do Villa por 2-1 sobre o Leeds, em novembro, quando a equipa de Emery virou o resultado e silenciou Elland Road.

O internacional inglês lidera todos os jogadores do Villa na Premier League esta época em oportunidades criadas (33), grandes oportunidades criadas (10), assistências (cinco), dribles (101) e toques na área adversária (131).

Os seus oito golos na competição são também o máximo, a par, de qualquer jogador do Villa nesta campanha.

Leeds United – Lukas Nmecha

Embora Dominic Calvert-Lewin deva regressar para este jogo, Nmecha continua a ser uma peça-chave no ataque de Farke.

Nmecha teve participação direta em três golos nas suas últimas duas aparições na Premier League (dois golos e uma assistência). Também marcou com uma finalização brilhante frente ao Birmingham, no fim de semana passado.

Está ainda a registar uma média de um golo a cada 115 minutos esta época – a melhor relação de qualquer jogador do Leeds na história da Premier League com 500+ minutos pelo clube.

PROGNÓSTICO: VITÓRIA DO ASTON VILLA

O Villa aparece como claro favorito para este duelo e Emery procurará novo triunfo para manter a perseguição a Arsenal e Man City.

Os anfitriões entram também confiantes, até porque estão invictos em 18 jogos da Premier League frente a equipas recém-promovidas sob Emery (V14 E4).

O Villa está sem derrotas nos últimos seis jogos no escalão principal frente ao Leeds (V4 E2), e um triunfo no sábado permitiria completar a “dobradinha” frente a eles pela segunda vez na competição, depois de o ter feito em 1999-00.

O Leeds perdeu dois duelos do campeonato com a equipa de Emery, embora não sofra derrotas em três jogos consecutivos desse tipo desde uma série entre janeiro e dezembro de 2000.

Apesar de a sua equipa ter competido bem nesta época, Farke saberá que precisam de melhorar fora de casa – o Leeds ganhou apenas um dos últimos 18 jogos fora na Premier League (E5 D12).

Depois de ter vencido um rival direto na luta pela manutenção, o Wolves, por 3-1 em setembro, o Leeds não voltou a ganhar fora nos últimos 10 jogos, embora cinco dos seis mais recentes tenham terminado empatados.

PROBABILIDADE DE VITÓRIA OPTA

Vitória do Aston Villa – 66,2%

Empate – 18,4%

Vitória do Leeds United – 15,4%

Esta é uma tradução automática e pode conter pequenas imprecisões.

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário