×

Notícias | Federação Paulista de Futebol

Notícias | Federação Paulista de Futebol

Com oito classificados para o mata-mata e dois rebaixados, a primeira fase do Paulistão Casas Bahia 2026 se encerrou no último domingo (15), com emoção até o apito final da última partida. Todos os confrontos aconteceram de forma simultânea.

Com gol nos acréscimos, o Capivariano arrancou um triunfo por 1 a 0, garantindo a classificação às quartas de final diante do Botafogo. Em Indaiatuba, ocorreu um duelo entre equipes que brigavam contra o descenso: Primavera e Noroeste protagonizaram um dos jogos mais movimentados do campeonato, com empate por 3 a 3, quando ambos os clubes escaparam do rebaixamento. No Estádio José Maria de Campos Maia, a Portuguesa venceu o Mirassol de virada, assegurando não apenas uma vaga na próxima fase, mas também o mando de campo nas quartas de final. Já o Leão da Alta Araraquarense deu adeus à competição.

O Palmeiras ficou no 1 a 1 com o Guarani, na Arena Crefisa, encerrando a fase classificatória na segunda posição geral, enquanto o Bugre se despediu do torneio. Em Campinas, o São Paulo visitou a já rebaixada Ponte Preta e venceu por 2 a 1, garantindo a sexta colocação e a permanência na disputa do torneio. No duelo entre duas equipes já classificadas, o Red Bull Bragantino venceu o Novorizontino por 3 a 0 e fechou a rodada na terceira posição. Apesar da derrota, o Tigre manteve a liderança geral.

Na Baixada Santista, o Santos aplicou a maior goleada desta edição do estadual ao vencer o Velo Clube por 6 a 0, na Vila Belmiro, confirmando vaga nas quartas de final na oitava colocação. Por outro lado, o Galo Vermelho disputará a Série A2 em 2027. Por sua vez, no ABC Paulista, o Corinthians venceu o São Bernardo por 1 a 0 e garantiu a classificação na quinta posição, enquanto o Bernô foi eliminado.

As quartas de final começam no próximo fim de semana, com dois jogos em cada dia. No sábado (21), Red Bull Bragantino x São Paulo, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, às 18h30, e Palmeiras x Capivariano, às 20h30, na Arena Crefisa Barueri. No domingo, Novorizontino x Santos, às 16h, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, e Portuguesa x Corinthians, no Canindé, às 20h30.

Números dos clubes

Diversas equipes se destacaram na primeira fase do Paulistão Casas Bahia. O Novorizontino liderou a classificação geral com 19 pontos. Foi o melhor mandante, vencendo as quatro partidas disputadas no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, além de ter sido a equipe que mais marcou gols: 16 no total. O Red Bull Bragantino foi a equipe menos vazada da fase classificatória, sofrendo apenas dois gols. A Portuguesa foi o melhor visitante do torneio, com três vitórias e apenas uma derrota.

O Corinthians foi o time com maior média de posse de bola nas primeiras oito rodadas, com 60,8%, seguido por São Paulo (60,5%) e Mirassol (60,2%).

No setor ofensivo, o Noroeste liderou as estatísticas de precisão nas finalizações, com 51,4%, seguido por Portuguesa (49,4%) e Corinthians (48,4%). O Norusca também esteve no topo no aproveitamento em cruzamentos, com 35,5%, à frente de Red Bull Bragantino (32,1%) e Mirassol (31,4%). Já na conversão de finalizações, o Novorizontino ficou na liderança, com 17% de aproveitamento. Primavera (13,5%) e Noroeste (12%) completam o top 3.

Defensivamente, o Red Bull Bragantino mostrou sua força, sendo a equipe com menos gols sofridos (dois), seguido por Corinthians, Palmeiras, Botafogo e Capivariano, todos com quatro gols contra. O Massa Bruta também apresentou o menor número de finalizações sofridas: 75 no total. Na sequência aparecem Corinthians (78) e Mirassol (90). O Corinthians foi o time que menos permitiu arremates no alvo, com apenas 19, seguido por Mirassol (20) e Red Bull Bragantino (21).

Estatísticas dos atletas

No desempenho individual, vários atletas se destacaram nos dois lados do campo. Robson, do Novorizontino, foi o artilheiro da primeira fase, com sete gols. Em seguida aparecem Carlão (Noroeste), Gabriel Barbosa (Santos), Gabriel Poveda (Primavera), Calleri (São Paulo), Flaco López (Palmeiras) e Rômulo (Novorizontino), todos com quatro gols.

Nas assistências, cinco jogadores dividiram a liderança, com três passes para gol: Rômulo (Novorizontino), Diego Mathias (Noroeste), Lucas Barbosa (Red Bull Bragantino), Flaco López (Palmeiras) e Ramón Sosa (Palmeiras).

Considerando gols e assistências somadas, Robson lidera com nove participações diretas em gols. Flaco López e Rômulo aparecem com sete, enquanto Gabriel Barbosa soma cinco. Renê, da Portuguesa, roubou a cena no número de finalizações, com 22 chutes, seguido por Maceió, também atleta da Lusa e Gabriel Poveda do Primavera, ambos com 19.

Nas estatísticas defensivas, Maurício Antônio, do Guarani, foi o atleta com melhor índice de duelos vencidos, com 75,6%. Na sequência aparecem Ligger e Afonso, do Primavera, com 69,4% e 68,4%, respectivamente.

Entre os goleiros, Cleiton, do Red Bull Bragantino, registrou o maior percentual de defesas, com 94,1%, seguido por Carlos Miguel (Palmeiras), com 92,3%, e Caíque França (Guarani), com 85,7%. No quesito defesas difíceis, Diogo Silva, da Ponte Preta, liderou com 12 intervenções. Cleiton, Caíque França e Gabriel Brazão (Santos) aparecem na sequência, com nove defesas cada.



Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário