×

Black Ops 7 é o pior da franquia no Metacritic e gera preocupação com uso de IA

Black Ops 7 é o pior da franquia no Metacritic e gera preocupação com uso de IA

O Checkpoint de hoje (17) chega com polêmicas envolvendo Call of Duty Black Ops 7, que foi lançado na semana passada e está sendo considerado pelos fãs como um dos piores títulos da franquia até então. Boa parte deles, inclusive, não está poupando críticas nas avaliações públicas do Metacritic.

Mas para além das críticas negativas dos fãs, a sequência também acabou se envolvendo em polêmicas com IA generativa — recurso que fez parte de boa parte do desenvolvimento, aparentemente. 

O caso foi até comentado pelo deputado californiano Ro Khanna, que defende a regulamentação da tecnologia para os humanos que controlam essas inteligências artificiais. 

Quer saber o que mais aconteceu no mundo dos games nesta segunda (17)? Então prepara o cafezinho da tarde e acompanhe o Voxel por mais um Checkpoint!

Com polêmicas envolvendo IA, Black Ops 7 tem a menor nota pública da franquia no Metacritic

Call of Duty: Black Ops 7 registrou a pior avaliação pública da série no Metacritic, acumulando notas extremamente baixas após o lançamento e enfrentando críticas relacionadas ao uso de inteligência artificial generativa. 

O título recebeu uma média de 1,7 entre os usuários do agregador e também apresenta avaliação “mista” na Steam, reflexo de reclamações sobre mudanças na fórmula, desempenho técnico e a inclusão de elementos criados com IA — assunto que, inclusive, motivou declarações de um congressista dos Estados Unidos.

A controvérsia aumentou quando fãs identificaram elementos visuais semelhantes a imagens geradas por IA, discussão que ganhou força após a Activision confirmar o uso dessas ferramentas no desenvolvimento. 

A situação chamou atenção do deputado norte-americano Ro Khanna, que defendeu regras mais rígidas para garantir que artistas tenham voz na implementação da tecnologia. 

“Os trabalhadores devem compartilhar o aumento de produtividade e ter participação nas decisões”, afirmou o congressista ao comentar o caso. Em comunicado, a Activision declarou que a IA é “uma entre várias ferramentas digitais utilizadas para apoiar as equipes”, reforçando que o processo criativo continua liderado por profissionais dos estúdios.

GTA 6 bate recorde no YouTube e é o trailer mais assistido de todos os tempos

undefined

O primeiro trailer de GTA 6 atingiu um novo marco no YouTube ao se tornar o trailer mais visto da plataforma entre os vídeos sem anúncios — superando a marca de 269 milhões de visualizações desde sua publicação.

Segundo as medições citadas por fãs e plataformas de monitoramento, o trailer ultrapassou também 1 milhão de comentários, mantendo ritmo constante de engajamento. 

“É uma conquista significativa, mesmo sem qualquer forma de monetização no vídeo”, destacam observadores ao apontar que a Rockstar poderia ter habilitado anúncios e ainda assim mantido o desempenho. 

Enquanto isso, o segundo trailer já se aproxima de 150 milhões de visualizações, reforçando o interesse pelo jogo previsto para chegar em novembro de 2026.

Jogos indicados ao The Game Awards 2025 são revelados nesta segunda (17)

undefined

Outra surpresa para começar a semana com o pé direito foi a revelação dos indicados ao The Game Awards 2025, que ocorreu em uma transmissão apresentada pelo idealizados do evento, Geoff Keighley. Confira abaixo os nomes que estão concorrendo ao GOTY deste ano!

  • Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)
  • Death Stranding 2: On The Beach (Kojima Productions/Sony Interactive Entertainment)
  • Donkey Kong Bananza (Nintendo EPD/Nintendo)
  • Hades II (Supergiant Games)
  • Hollow Knight: Silksong (Team Cherry)
  • Kingdom Come: Deliverance II (Warhorse Studios/Deep Silver)

Sem muitas surpresas, Clair Obscur: Expedition 33, Hollow Knight Silksong, Hades 2 e Death Stranding 2 concorrem na principal categoria. Já Kingdom Come Deliverance 2 e Donkey Kong Bananza surpreendem ao aparecerem entre os melhores do ano. A lista completa com os indicados você confere clicando aqui!

Concord renasce, mas é morto de novo pela Sony

undefined

O projeto de fãs que buscava trazer Concord de volta à ativa foi pausado após possíveis ações legais envolvendo a Sony, indicando que o jogo pode ser interrompido mais uma vez. 

Segundo comunicado publicado no Discord pelos responsáveis pela iniciativa, os convites para participar do renascimento foram suspensos “devido a ações judiciais preocupantes”, o que levanta dúvidas sobre a continuidade do projeto.

De acordo com o The Game Post, vídeos de gameplay publicados pelo grupo teriam recebido notificações de violação de direitos autorais enviadas pela MarkScan, empresa que já atuou representando a Sony em casos de proteção de conteúdo. 

Embora o estúdio não tenha se pronunciado oficialmente, o movimento sugere que o renascimento de Concord, que já havia sido encerrado semanas após seu lançamento original, pode enfrentar um novo encerramento mesmo após o breve retorno promovido pelos fãs.

Capcom afirma que Resident Evil Requiem não terá os mesmos problemas de Monster Hunter Wilds no PC

undefined

A Capcom declarou que Resident Evil Requiem não deve enfrentar os mesmos problemas de desempenho observados no lançamento de Monster Hunter Wilds no PC. 

Durante a sessão de perguntas e respostas de seus resultados financeiros, a empresa disse não prever riscos semelhantes, afirmando que ambos os jogos, embora usem a RE Engine, possuem diferenças técnicas e estruturais que afastam essa possibilidade. 

Segundo a Capcom, Requiem possui outra abordagem de jogabilidade, arquitetura de sistema e recursos de rede, o que contribui para melhor estabilidade em diferentes configurações de PC. A empresa disse estar desenvolvendo o game para garantir “uma experiência fluida em uma ampla gama de configurações”. 

E aí, o que você achou das principais notícias de games do dia no Checkpoint? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário

Você pode ter perdido