×

Banco Master: por que recuo do TCU fez Banco Central aceitar inspeção

Banco Master: por que recuo do TCU fez Banco Central aceitar inspeção

Crédito, Rovena Rosa/Agência Brasil

Legenda da foto, TCU apura se houve falhas do Banco Central na supervisão do Banco Master

    • Author, Mariana Schreiber
    • Role, Da BBC News Brasil em Brasília
  • Tempo de leitura: 9 min

O Banco Central (BC) desistiu nesta terça-feira (13/1) de tentar impedir uma inspeção do Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar a atuação da autoridade monetária na liquidação do Banco Master.

No dia anterior, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, se reuniu com o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo Filho, e o ministro Jhonatan de Jesus, que havia determinado a inspeção.

Após o encontro, Vital do Rêgo disse que estava afastada a possibilidade de uma medida cautelar do TCU contra o BC, hipótese que Jhonatan de Jesus havia colocado quando determinou a inspeção.

Embora Jesus não tenha especificado qual medida seria essa, havia temores no setor bancário de que o tribunal poderia anular a liquidação do Master.

“Eu entendo que afasta [a medida cautelar]. Entendo que afasta porque foi uma reunião em que nós convergimos para o mesmo fim, o fim de fiscalizar e respeitar as nossas prerrogativas”, disse Vital do Rêgo a jornalistas, após o encontro com Galípolo.

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário