×

Defesa Civil do Rio emite aviso de chuvas intensas para o estado; Petrópolis tem alerta e pontos de apoio abertos

Defesa Civil do Rio emite aviso de chuvas intensas para o estado; Petrópolis tem alerta e pontos de apoio abertos

A Defesa Civil do Rio emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas, acompanhadas de raios, em todos os municípios fluminenses neste domingo. O aviso é válido até as 6h de segunda-feira e foi motivado pela atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Em Petrópolis, foram emitidos três alertas extremos para risco geológico e de inundação. Pontos de apoio também foram abertos no Alto Independência e em São Sebastião. Em todo o estado do Rio, estão previstas pancadas isoladas de chuva de intensidade moderada a forte.

  • Parece um tornado: Tromba d’água em Paraty impressiona moradores e turistas; fenômeno semelhante a tornado acontece por instabilidade atmosférica
  • Fogo no Shopping Tijuca: a cronologia dos principais momentos do incêndio que deixou dois mortos e três feridos

A defesa civil de Petrópolis orienta os moradores das áreas de risco a se deslocarem para o ponto de apoio mais próximo e reforça a importância de acompanhar as atualizações. Até o fim da tarde deste domingo, três ocorrências foram registradas pelos Bombeiros na cidade, todas sem gravidade.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) e o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), o maior acumulado de chuva registrado neste domingo ocorreu no Alto da Boa Vista, na capital, com 177 mm durante a manhã. À tarde, foram registrados 136,16mm na localidade Independência, em Petrópolis, na Região Serrana. Até o momento, Bracuí, em Angra dos Reis, na Costa Verde, acumulou 83,76 mm de chuva.

Em razão das condições meteorológicas adversas, houve o acionamento preventivo do Sistema Remoto de Alerta e Alarme. Na cidade do Rio de Janeiro, três sirenes foram acionadas às 8h na comunidade da Formiga, na Zona Norte. Às 9h15, as sirenes foram silenciadas após a ausência de registro de chuva forte. O Rio Maracanã encheu rapidamente como consequência do temporal no Alto da Boa Vista.

Já em Petrópolis, cinco sirenes foram acionadas, além do envio de quatro alertas via Cell Broadcast, sendo três de nível extremo, relacionados aos riscos de inundação e deslizamentos de terra.

  • Após réveillon: Abertura não oficial do carnaval leva blocos às ruas do Rio no primeiro domingo do ano mesmo debaixo de chuva

O Centro de Operações e Resiliência (COR) registrou pelo menos 15 ocorrências relacionadas às chuvas na cidade, a maioria delas classificada como bolsões de água. Também houve registros de queda de árvores sobre a fiação elétrica no Andaraí, na Praça da Bandeira e na Estrada das Furnas.

Além disso, foi registrado um deslizamento de barreira na Estrada Tijuaçu, no Alto da Boa Vista, região que concentrou o maior volume de chuva na cidade do Rio.

Setor do Parque Nacional da Tijuca fechado

O Setor Floresta da Tijuca do Parque Nacional da Tijuca foi temporariamente fechado para evitar ocorrências com a chuva. Segundo o parque, após chuvas fortes há diversos riscos para os visitantes no setor, como deslizamentos em trilhas, erosões, quedas de árvores, solo escorregadio e instável, etc.

Os demais setores, como Serra da Carioca (onde fica o Cristo Redentor) e a Pedra da Gávea/Pedra Bonita estão abertos. O parque alerta, entretanto, que a trilha só é recomendada após três dias de tempo seco.

Em razão dos volumes de chuva na cidade, o município do Rio entrou em Estágio 2 às 8h07 deste domingo. A informação foi divulgada pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), que monitora as condições meteorológicas em tempo real. Segundo o órgão, a área de maior atenção pela manhã era o Maciço da Tijuca.

O prefeito Eduardo Paes também usou as redes sociais para solicitar que os moradores evitassem sair de casa. “Chove muito no Maciço da Tijuca. Evitem trafegar pela região do Alto da Boa Vista e da Grande Tijuca até que a situação melhore. Hoje é um bom dia para o carioca que puder ficar em casa. Tomem cuidado”, escreveu.

Com o acionamento das sirenes, os pontos de apoio foram abertos para que moradores possam deixar suas casas e se abrigar temporariamente até que os acumulados de chuva diminuam. A prefeitura orienta que, ao ouvir o toque da sirene, a população desligue o gás e a energia elétrica, reúna documentos e remédios, leve animais de estimação, auxilie idosos e crianças e se dirija ao ponto de apoio mais próximo. A lista completa de endereços está disponível no site da Defesa Civil e no aplicativo COR.Rio.

Em Estágio 2, a orientação da prefeitura é para que a população mantenha a rotina, mas fique atenta a possíveis mudanças no tempo. Moradores devem acompanhar as atualizações da previsão meteorológica pelos canais oficiais do Alerta Rio e do COR, além dos meios de comunicação.

A Defesa Civil reforça a importância do cadastro no sistema de alertas por SMS. Para receber as mensagens, basta enviar o CEP da residência para o número 40199. O serviço é gratuito. A recomendação também é baixar o aplicativo oficial da prefeitura para receber informações em tempo real sobre ocorrências e condições climáticas na cidade.

A previsão para as próximas horas indica céu nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte. As condições seguem sendo acompanhadas pelas equipes do Cor-Rio e da Defesa Civil.

A Defesa Civil Municipal alerta para o risco de deslizamentos de encostas. Em caso de sinais como rachaduras, movimentação de terra, inclinação de árvores, barulhos ou estalos em imóveis, a orientação é ligar para o número 199. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo 193, do Corpo de Bombeiros. A recomendação é sair imediatamente de casa e buscar um local seguro.

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca que é válido até as 6h de segunda-feira. Neste período, a previsão é que as ondas atinjam até três metros de altura. Diante do mar agitado e forte correnteza, o Corpo de Bombeiros intensificou os resgates nas praias do estado.

O Corpo de Bombeiros orienta que a população não se aproxime de mirantes, costões, pedras e outros espaços suscetíveis a incidentes. A corporação recomenda ainda que pescadores evitem atividades enquanto durarem as condições adversas.

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário