×

Epstein e Trump: por que presidente dos EUA mudou de ideia sobre divulgação de arquivos

Epstein e Trump: por que presidente dos EUA mudou de ideia sobre divulgação de arquivos

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A deputada Marjorie Taylor Greene afirmou na terça-feira (18/11) que a disputa pelos arquivos de Epstein “despedaçou” o movimento Maga

    • Author, Kayla Epstein
    • Role,

Após o Congresso americano votar para obrigar o Departamento de Justiça a publicar seus arquivos sobre Jeffrey Epstein, financista condenado por crimes sexuais morto em 2019, o texto chega agora à mesa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Se Trump assinar o texto, como é esperado, esse será o ato final de uma mudança notável e abrupta em sua posição.

Por meses, Trump rejeitou pedidos para divulgar todo o acervo de documentos do governo sobre Epstein, que também foi condenado por crimes contra uma menor de idade. Em julho, ele descreveu o caso como uma “coisa bem chata”.

Era assim que Trump lidava com a situação até domingo (16/11), quando, em meio a um número crescente de republicanos na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados brasileira) sinalizando que votariam pela divulgação, Trump cedeu e os incentivou a apoiar a medida. A guinada abriu caminho para a aprovação massiva de 427 a 1 na terça-feira (18/11).

A reversão de Trump representa um caso raro em que políticos republicanos o pressionam a agir — e a mudar publicamente de posição —, em vez de ser o contrário, o que costuma acontecer.

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário

Você pode ter perdido