Maycon e Hugo Souza relembram derrota para o Flamengo e drama nas semifinais da Copa do Brasil
O Corinthians busca mais uma final de Copa do Brasil ao encarar o Cruzeiro, nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão. Na quarta semifinal consecutiva do torneio, o volante Maycon relembrou o drama das últimas campanhas, sobretudo o vice-campeonato para o Flamengo, em 2022.
“Tento passar diariamente para esses jogadores, principalmente nessas últimas semanas. A maior dor que eu tenho aqui dentro do Corinthians foi perder essa final da Copa do Brasil para o Flamengo. Um sentimento que eu demorei alguns meses para superar, por tudo que aconteceu naquele jogo, por tudo que foi aquela partida. Eu até cheguei a comentar com a comissão que foi um jogo que, curiosamente, o Dorival estava do outro lado. Em algum momento do segundo tempo, principalmente, a nossa equipe estava dominante no jogo, próxima de ser campeã. Acho que começa os pênaltis também sendo assim”, comentou em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, na segunda-feira.
Naquela ocasião, após empate por 0 a 0 em Itaquera, Pedro abriu o placar aos sete minutos no Maracanã. Depois, aos 37 da segunda etapa, Giuliano deixou tudo igual e forçou as penalidades, que terminaram com erros do lateral Fagner e do meia Mateus Vital. Aquela seria a última aparição do Timão em finais da Copa do Brasil.
Nos dois anos seguintes, o clube alvinegro não chegou aos dois últimos jogos. Em 2023, levou a virada para o São Paulo no Morumbis e ficou pelo caminho. Já no ano passado, empatou sem gols após derrota na ida para o Flamengo, mesmo com um jogador a mais em todo o segundo tempo, e se despediu da competição na Casa do Povo. Maycon, que vivenciou as três eliminatórias, falou sobre a importância de repassar os detalhes para os novos companheiros.
“Acho que o Cássio pega o primeiro pênalti e a gente coloca praticamente uma mão na taça e a gente acaba perdendo aquela final consequentemente. Em 2023, a gente começa a eliminatória vencendo o São Paulo e depois é derrotado no Morumbi. E em 2024 a gente perde a classificação na Arena com jogador a mais. São todos aprendizados, a gente passou por vários momentos, vários cenários. E acho que é o meu dever passar para os jogadores tudo o que eu vivenciei aqui, dentro dessa competição. Os jogos de Copa do Brasil são jogos muito mentais e o mental tem que ser muito forte nesses jogos. Não só no Brasileiro são jogos assim, mas principalmente os jogos eliminatórios. A equipe está muito pronta para fazer um grande jogo de Copa do Brasil. Uma grande semifinal, uma grande eliminatória. E, se Deus quiser, a gente está pronto para conquistar esse título”, complementou.
A derrota do ano passado também teve um gosto amargo para o goleiro Hugo Souza. Revelado pelo clube carioca, o camisa 1 revelou o sentimento com a eliminação dado o contexto da partida, além de relembrar a eliminação para o Racing, da Argentina, semanas depois na mesma fase da Sul-Americana.
“Eu acho que, no ano passado, por todo o contexto que aconteceu, tudo que envolveu a semifinal contra o Flamengo, segundo jogo, como o Maycon falou, um jogo com um cara a mais, a gente teve todas as condições de poder chegar à final e disputar esse título. Ficou uma sensação muito ruim, uma sensação de que dava, de que estava na nossa mão e a gente deixou escapar. E aconteceu a mesma coisa também na Sul-Americana, e a gente sentiu bastante o baque, porque era uma oportunidade de a gente desfrutar de um momento que o clube já não vive há um tempo. E a gente tem esse desejo de cada vez mais”, explicou Hugo.
O goleiro corinthiano citou a conquista do Paulista deste ano, sobre o Palmeiras, como uma retomada após as eliminações no ano passado, mas que ainda falta um título mais expressivo para entrar na história do clube. Hugo Souza ainda valorizou o nível apresentado na Copa do Brasil, competição na qual o Timão venceu os seis jogos disputados sem sofrer gol, como trunfo para a classificação.
“Acho que o Paulista ajudou a gente a fazer isso, mas a gente precisa e quer muito um título que vá colocar a gente, uma vez por todas, na história do clube. A gente acredita muito que tudo isso que passou até aqui, eu não estava aqui nos anos anteriores, mas no ano passado estava, e tudo isso que fez a gente chegar até aqui traz uma casca muito grande para a gente. Os jogos de Copa são talvez as nossas melhores atuações. Tem os Jogos de Copa e é isso que a gente vai valorizar, porque eu acho que essa casca tem trazido isso para a gente. E a gente entra em campo para jogar muito certo do que a gente quer e não vai ser diferente agora”, finalizou Hugo.
O Corinthians luta pelo quarto título do torneio, após as conquistas de 1995, 2002 e 2009. O duelo de volta contra o Cruzeiro será no próximo domingo, dia 14, às 18h, na Neo Química Arena.


Publicar comentário