×

o jornalismo da Globo em 2026

o jornalismo da Globo em 2026

Ex-âncora do Jornal Nacional estreia no Globo Repórter enquanto Fantástico investe em quadro sobre saúde mental e reality para encontrar novo repórter

Sandra Annemberg e William Bonner apresentarão o Globo Repórter a partir do próximo dia 20 (Crédito: Divulgação)

William Bonner nas ruas entrevistando pessoas. Caco Barcelos ajudando a selecionar um novo talento para o telejornalismo brasileiro em um reality show. Ana Paula Araújo apresentando o Bom Dia Brasil diretamente da redação e o influenciador Felca conduzindo um quadro no Fantástico para abordar temas como fobia social e sobrecarga de trabalho.

relacionadoGlobo

TV Globo leva eleição ao horário nobre em 2026

Essas são algumas novidades que farão parte do jornalismo da Globo ao longo deste ano, e que foram apresentadas pelos âncoras e apresentadores da emissora em evento realizado na sede da empresa, em São Paulo, nessa quinta-feira, 5.

A Globo também destacou os projetos especiais para a cobertura das Eleições 2026, que envolvem a apresentação de debate em horário nobre e a transformação das sabatinas com presidenciáveis em programas independentes.

Embora tenha sido anunciada ainda no ano passado, quando o jornalista deixou a bancada do Jornal Nacional, a ida de William Bonner para o Globo Repórter acabou sendo o centro das atenções no evento. Bem à vontade e destacando a satisfação com a nova função na casa, Bonner disse que a apresentação do programa jornalístico fez com que sentisse, novamente, “borboletas no estômago” em relação à profissão.

“Eu pleiteava há muitos anos ir ao Globo Repórter, mas não me deixavam. Quando comecei a conversar com a diretoria de jornalismo sobre minha saída do Jornal Nacional, disse que o Globo Repórter seria um local muito interessante para trabalhar. Um tempo depois, recebi uma mensagem da Sandra [Annemberg], quando ela passou a apresentar ao programa, em que ela me dizia: ‘Cheguei primeiro’”, divertiu-se Bonner.

Agora, é com Sandra que ele dividirá, a partir do próximo dia 20, a apresentação do jornalístico, que ganha um formato diferente. A dupla de apresentadores aparecerá sentada, comentando diretamente com o público a respeito das reportagens e temas de cada edição. Segundo Bonner, ambos não usarão teleprompter, a fim de permitir uma conversa mais fluida e mais intimista para os espectadores.

Algumas as reportagens exibidas no Globo Repórter serão produzidas diretamente pelos apresentadores. É o caso das duas primeiras edições deste ano, que terão a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, como tema. Bonner e Sandra viajaram para lá para mostrar particularidades de quem mora no local, com a ajuda do correspondente Nilson Klava.

lém de temas variados, o Globo Repórter, que completa 53 anos de existência em 2026, também manterá a tradição de destacar personalidades. O primeiro homenageado do ano será o cantor João Gomes, cuja trajetória de vida foi apurada por Sandra Annemberg.

relacionadoZico será o técnico do Brasil na World Legends Cup, que será exibida pela Globo (Crédito: A-PAES-shutterstock)

Globo exibirá primeira edição da World Legends Cup

Fantástico

Conduzido por Maria Julia Coutinho e Poliana Abritta, o Fantástico terá novos quadros em 2026. Um deles, que já tinha sido revelado, terá a participação do influenciador Felca, que no ano passado ganhou a mídia ao ajudar a pautar o debate sobre adultização.

No Fantástico, Felca, com a ajuda de especialistas, abordará diferentes temas relacionados à saúde mental, como fobia social, sobrecarga de trabalho e dificuldades em dizer ‘não’.

Ainda na área de novos quadros, o dominical volta a ter a presença de Caco Barcellos. Além de levar seu Profissão Repórter ao programa, o jornalista também irá capitanear um reality, cuja proposta será revelar um novo talento do telejornalismo. A ideia é contar com participantes de todo o Brasil.

Maju Coutinho também deixará o estúdio para apresentar uma série chamada “Delivery com Maju”, em que a jornalista contará histórias de motoboys e entregadores de aplicativo de diferentes cidades brasileiras.

O Fantástico ainda terá uma nova temporada da série “Pode Perguntar”, em que personalidades são entrevistadas por pessoas do espectro autista, uma nova série sobre adolescência e outra sobre a cultura latino-americana.

Para a Copa do Mundo, os famosos Cavalinhos do Fantástico farão viagens por algumas das cidades-sede dos Estados Unidos. Além disso, o programa também destacará a rivalidade econômica global entre China e Estados Unidos, abordará as particularidades e bastidores do metrô de São Paulo e terá novos quadros sobre inteligência artificial e sobre saúde, com o médico Drauzio Varella.

Bom Dia Brasil

Outra novidade apresentada pela Globo para seu jornalismo é a mudança de cenário e dinâmica do Bom Dia Brasil. O telejornal “sairá” do estúdio e será apresentado diretamente da redação, como já acontece com outros jornalísticos da casa.

“Além disso, nesse novo cenário, teremos mais recursos gráficos e de realidade aumentada. Não é só uma mudança na embalagem e sim um ganho de qualidade em termos de recursos e clareza da informação”, contou Ana Paula Araújo, âncora do Bom Dia Brasil.

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário