×

‘Um mundo que tem sede de Deus’ explica o sucesso do rosário na madrugada, diz frei Gilson

‘Um mundo que tem sede de Deus’ explica o sucesso do rosário na madrugada, diz frei Gilson

Cerca de 1,5 milhão de pessoas se conectaram à transmissão do rosário da madrugada do frei Gilson Azevedo ontem (18), primeiro dia da Quaresma, às 4h. Para o religioso da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo na diocese de Santo Amaro (SP), essa multidão rezando se deve a “um mundo que tem sede, ao ser humano que tem sede de Deus, tem sede de voltar ao seu Criador, tem sede de felicidade”.

O rosário da madrugada foi uma inspiração que o frade teve durante a pandemia de Covid-19. Ele é rezado todas as sextas-feiras do ano, durante a Quaresma da Igreja, que neste ano começou ontem (18) e vai até o dia 5 de abril, e durante a Quaresma de São Miguel Arcanjo, de 15 de agosto a 29 de setembro. A oração é transmitida pelas redes sociais do frade, pela TV Canção Nova e pela Rede Vida.

Frei Gilson foi o streamer mais assistido no Brasil em 2025, segundo levantamento da plataforma StreamsCharts.

“O ser humano tenta encontrar a felicidade no mundo, nos prazeres, no dinheiro, no bem-estar, mas isso não traz a felicidade completa. As pessoas percebem que estão vazias e começam a entender que, naquela oração, naquela pregação, naquele encontro com Deus na madrugada, algo começa a ser preenchido”, disse frei Gilson em entrevista à ACI Digital em Brasília, semanas antes do início da Quaresma.

“Rezar o rosário na madrugada, encontrar-se com Deus nesse horário, tem preenchido o que o dinheiro e os prazeres não estavam preenchendo. As pessoas encontram ali um lugar onde Deus fala, toca, e começam a compreender a Palavra de Deus e colocar isso em prática na própria vida, encontrando a felicidade”, acrescentou.

Fruto do rosário da madrugada: volta aos sacramentos e à Igreja Católica

Segundo o frade, um dos frutos dessa oração na madrugada é uma “volta aos sacramentos e à Igreja Católica”.

“Percebo que as pessoas rezam o rosário na madrugada e, como consequência, os confessionários ficam lotados e as missas cheias”, afirmou. “Isso é verdadeira evangelização, quando há frutos de conversão.”

“Não sou eu que digo, são os sacerdotes que me dizem: ‘Os confessionários estão lotados, a paróquia está cheia, gente que não esperávamos está lá’. Assim, elas voltam às missas, aos confessionários e aos casamentos. Pessoas que não se importavam em se casar no religioso agora vão se casar. Gente que não era batizada agora busca o batismo e recebe o sacramento da crisma”.

Ele contou ainda que, nos shows que realiza, além da música, sempre lê a Palavra de Deus e faz uma pregação, para que “as pessoas abandonem vícios, perdoem, saiam renovadas, cheias do Espírito Santo, desejando viver uma vida melhor”.

“Porque não é só sentimento: é Palavra de Deus. Se não há Palavra de Deus, não há transformação.”

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A vida de oração do frei Gilson

Para que a evangelização seja verdadeira e anuncie Jesus, frei Gilson destacou a importância de manter uma vida de oração intensa, pois, para ele, “o importante é manter a vida sacerdotal”.

“Procuro rezar, buscar uma vida de santidade, ter um coração agradável a Ele, para não ser um impedimento. Eu sou apenas instrumento, pobre, fraco, frágil”, disse.

Ele ressaltou que sua vida de oração não se limita às transmissões. “No meu dia a dia, procuro manter a vida de oração: rezo o rosário todos os dias, celebro a santa missa diariamente, faço adoração ao Santíssimo todos os dias, rezo o breviário, a Liturgia das Horas, e faço a leitura orante da Palavra de Deus.”

“Essas práticas parecem simples, mas são fundamentais, e eu procuro ser fiel para continuar”, disse.

“Eu sou só um instrumento, mas é Deus quem faz crescer”

Além de ter sido o streamer mais assistido no Brasil em 2025, frei Gilson também lotou os shows que deu no Brasil e no exterior.

“Sou apenas um chamado, um instrumento. A Palavra diz: ‘Um planta, outro rega, mas é Deus quem faz crescer’. Eu não sou quem faz crescer. Acordo de madrugada, estudo, rezo e preparo o alimento espiritual, mas quem faz crescer é Deus.”

Despertar espiritual no Brasil

“Mais de um milhão de pessoas acordando na madrugada não é algo comum. Acredito que Deus está agindo no Brasil, encontrando corações abertos, e que o país pode se tornar uma potência de evangelização para ajudar outros povos”, concluiu.

Caio Rocha

Sou Caio Rocha, redator especializado em Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação. Escrevo sobre inovação, segurança digital, software e tendências do setor. Minha missão é traduzir o universo tech em uma linguagem acessível, ajudando pessoas e empresas a entenderem e aproveitarem o poder da tecnologia no dia a dia.

Publicar comentário