‘Um mundo que tem sede de Deus’ explica o sucesso do rosário na madrugada, diz frei Gilson
19 de fev de 2026 às 14:22
Cerca de 1,5 milhão de pessoas se conectaram à transmissão do rosário da madrugada do frei Gilson Azevedo ontem (18), primeiro dia da Quaresma, às 4h. Para o religioso da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo na diocese de Santo Amaro (SP), essa multidão rezando se deve a “um mundo que tem sede, ao ser humano que tem sede de Deus, tem sede de voltar ao seu Criador, tem sede de felicidade”.
O rosário da madrugada foi uma inspiração que o frade teve durante a pandemia de Covid-19. Ele é rezado todas as sextas-feiras do ano, durante a Quaresma da Igreja, que neste ano começou ontem (18) e vai até o dia 5 de abril, e durante a Quaresma de São Miguel Arcanjo, de 15 de agosto a 29 de setembro. A oração é transmitida pelas redes sociais do frade, pela TV Canção Nova e pela Rede Vida.
Frei Gilson foi o streamer mais assistido no Brasil em 2025, segundo levantamento da plataforma StreamsCharts.
“O ser humano tenta encontrar a felicidade no mundo, nos prazeres, no dinheiro, no bem-estar, mas isso não traz a felicidade completa. As pessoas percebem que estão vazias e começam a entender que, naquela oração, naquela pregação, naquele encontro com Deus na madrugada, algo começa a ser preenchido”, disse frei Gilson em entrevista à ACI Digital em Brasília, semanas antes do início da Quaresma.
“Rezar o rosário na madrugada, encontrar-se com Deus nesse horário, tem preenchido o que o dinheiro e os prazeres não estavam preenchendo. As pessoas encontram ali um lugar onde Deus fala, toca, e começam a compreender a Palavra de Deus e colocar isso em prática na própria vida, encontrando a felicidade”, acrescentou.
Fruto do rosário da madrugada: volta aos sacramentos e à Igreja Católica
Segundo o frade, um dos frutos dessa oração na madrugada é uma “volta aos sacramentos e à Igreja Católica”.
“Percebo que as pessoas rezam o rosário na madrugada e, como consequência, os confessionários ficam lotados e as missas cheias”, afirmou. “Isso é verdadeira evangelização, quando há frutos de conversão.”
“Não sou eu que digo, são os sacerdotes que me dizem: ‘Os confessionários estão lotados, a paróquia está cheia, gente que não esperávamos está lá’. Assim, elas voltam às missas, aos confessionários e aos casamentos. Pessoas que não se importavam em se casar no religioso agora vão se casar. Gente que não era batizada agora busca o batismo e recebe o sacramento da crisma”.
Ele contou ainda que, nos shows que realiza, além da música, sempre lê a Palavra de Deus e faz uma pregação, para que “as pessoas abandonem vícios, perdoem, saiam renovadas, cheias do Espírito Santo, desejando viver uma vida melhor”.
“Porque não é só sentimento: é Palavra de Deus. Se não há Palavra de Deus, não há transformação.”
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A vida de oração do frei Gilson
Para que a evangelização seja verdadeira e anuncie Jesus, frei Gilson destacou a importância de manter uma vida de oração intensa, pois, para ele, “o importante é manter a vida sacerdotal”.
“Procuro rezar, buscar uma vida de santidade, ter um coração agradável a Ele, para não ser um impedimento. Eu sou apenas instrumento, pobre, fraco, frágil”, disse.
Ele ressaltou que sua vida de oração não se limita às transmissões. “No meu dia a dia, procuro manter a vida de oração: rezo o rosário todos os dias, celebro a santa missa diariamente, faço adoração ao Santíssimo todos os dias, rezo o breviário, a Liturgia das Horas, e faço a leitura orante da Palavra de Deus.”
“Essas práticas parecem simples, mas são fundamentais, e eu procuro ser fiel para continuar”, disse.
“Eu sou só um instrumento, mas é Deus quem faz crescer”
Além de ter sido o streamer mais assistido no Brasil em 2025, frei Gilson também lotou os shows que deu no Brasil e no exterior.
“Sou apenas um chamado, um instrumento. A Palavra diz: ‘Um planta, outro rega, mas é Deus quem faz crescer’. Eu não sou quem faz crescer. Acordo de madrugada, estudo, rezo e preparo o alimento espiritual, mas quem faz crescer é Deus.”
Despertar espiritual no Brasil
“Mais de um milhão de pessoas acordando na madrugada não é algo comum. Acredito que Deus está agindo no Brasil, encontrando corações abertos, e que o país pode se tornar uma potência de evangelização para ajudar outros povos”, concluiu.




Publicar comentário